Saiba como plantar alface agora mesmo

4 minutos para ler

A alface traz diversos benefícios para a nossa saúde. Ela tem o poder de melhorar a saúde dos olhos, fortalecer o sistema imunológico, diminuir o colesterol e contribuir para o emagrecimento saudável. O mais legal é que você pode ter acesso a essa planta de forma simples e prática. 

Pensando nisso vamos mostrar as melhores orientações para que você aprenda como plantar alface em casa. Neste artigo, saberá detalhes importantes como temperatura, luminosidade, solo, irrigação, plantio, entre outros. 

Quer melhorar a sua qualidade de vida? Aprenda agora mesmo como plantar alface. 

Fique de olho na temperatura 

A alface prefere temperaturas mais agradáveis. Geralmente vivem melhor em ambientes que marcam entre 10°C e 24°C. No entanto, é possível encontrar alguns cultivares que suportam temperaturas mais elevadas e outros que aguentam temperaturas mais baixas. O clima do local pode impactar no florescimento precoce. 

Confira a luminosidade 

A alface consegue se adaptar com mais facilidade em ambientes com bastante sol e luminosidade direta durante o dia. No entanto, em regiões onde o clima é muito quente você pode colocar a alface na meia sombra. 

Para facilitar a plantação você pode utilizar o “sombrite”, que é uma tela furadinha muito indicada para cultivos. Em algumas cidades é possível encontrá-la em lojas agropecuárias. 

Existem outras alternativas para plantar alface. Você pode usar um chapéu de sol ou até utilizar uma árvore como proteção para a planta. Para isso, o terreno deve pegar sol no início da manhã ou no fim da tarde. 

É fundamental deixar claro que a sua missão é proteger não só a planta, mas também o solo do forte calor que incomoda a cidade ao meio dia. 

Fique atento ao solo e irrigação 

Uma das dúvidas mais frequentes de quem procura dicas para aprender como plantar alface é em relação ao solo. Ele deve conter algumas características para que tudo saia conforme planejado. 

  • Bem drenado; 
  • Ter muita matéria orgânica; 
  • Fértil; 
  • Ter bastante disponibilidade de nitrogênio; 
  • Faixa de pH entre 6 a 7. 

Já a irrigação é bem tranquila. Ela deve ser feita com frequência para que o solo fique úmido. No entanto, tome cuidado para que o solo não fique encharcado, pois isso trará problemas para a plantação. 

Verifique o cenário antes do plantio 

O plantio do alface vai depender da característica da planta. Ele pode ser feito no inverno para aqueles cultivares que suportam o frio ou no verão para as plantas que aguentam altas temperaturas. 

O mais indicado é plantar as sementes na bandeja. Depois, faça um viveirinho. Durante esse processo, tome cuidado com o transporte, pois isso deve ser feito somente quando estiverem fortes. 

Transporte as mudas quando elas tiverem entre 4 a 6 folhas. Opte por dias nublados, chuvosos, no fim do dia e com a terra bastante irrigada. Caso contrário, as mudas morrem com o excesso de calor. 

Agora que você já sabe como plantar alface em casa, coloque as nossas dicas em prática. Porém, se achar que não tem tempo para fazer o passo a passo, não se preocupe. Existem lugares em Belo Horizonte e Nova Lima que entregam esse e outros alimentos orgânicos em sua casa. Vale a pena trazer mais conforto e praticidade para a sua rotina. 

E você, teve alguma dúvida sobre as dicas que apresentamos sobre como plantar alface? Então, compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta